terça-feira, 21 de maio de 2013

RPPN Alto-Montana participa do curso de Capacitação de Brigada Voluntária oferecido pelo ICMBio

Entre os dias 13 e 17 de maio dois funcionários da RPPN Alto-Montana, Alexander Darcino da Silva e Mauricio Júnior, participaram de Curso de Capacitação de Brigada de Incêndios Voluntária da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira (ICMBio), realizado na Floresta Nacional de Passa Quatro (ICMBio). Pela primeira vez a APA SM conseguiu abrir vagas para  brigada voluntária, voltadas para RPPNs, sindicatos rurais e prefeituras. O curso foi ministrado pelos instrutores Marcelo Souza Motta e Luiz Coslope, analistas ambientais do Parque Nacional do Itatiaia (ICMBio). 


Juninho com Júlio Botelho, chefe substituto da APA SM.
Segundo relatos dos participantes da RPPN Alto-Montana, o curso foi ótimo! Puderam aprender técnicas de prevenção e combate à incêndios florestais, manuseio dos equipamentos de combate e trabalho em equipe. Graças a esta iniciativa, agora a RPPN Alto-Montana possui funcionários qualificados para proteger, prevenir e combater possíveis focos de incêndio na área. Além disso, a brigada voluntária permanece à disposição do ICMBio caso seja necessário fortalecer as equipes em combates mais intensos. 



Vale ressaltar que a oportunidade oferecida pelo ICMBio precisa ser mais valorizada! Houveram pouquíssimos participantes para brigada voluntária, sendo a RPPN Alto-Montana a única reserva participante. Desta forma, precisam ser avaliadas formas de incentivo que visem um maior aproveitamento do curso nos próximos anos. 
Abertura de aceiro durante prática do Curso de Brigada de Incêndios, Passa Quatro - MG.

Área preparada para acampamento e organização da equipe e equipamentos  durante prática do
Curso de Brigada  de Incêndios.

Combate ao fogo durante treinamento da brigada.

Controle final dos focos de incêndio com abafadores, durante treinamento prático da brigada.





Um comentário:

  1. Estamos precisando urgentemente de um brigada como esta no setor sul do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (MG). Abraços de Muriqui, Gustavo Toledo - Coordenador Executivo/OSCIP Iracambi
    Skype: lagusta82

    ResponderExcluir