quarta-feira, 15 de maio de 2013

Instituto Alto-Montana e parceiros iniciam projeto para controle do javali nas Terras Altas da Mantiqueira



O projeto intitulado “Medidas de controle e erradicação da espécie exótica Sus scrofa em Unidades de Conservação das Terras Altas da Mantiqueira” está sendo implementado em parceria com a Universidade Federal de Lavras – UFLA e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

O projeto é financiado pelo acordo bilateral Tropical Forest Conservation Act – TFCA, entre o Brasil e o Estados Unidos. O TFCA é um acordo que visa diminuir dívidas de países contraídas junto aos Estados Unidos através do investimento destes recursos na conservação e no uso sustentável das florestas. No Brasil, a conta do TFCA é administrada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.
São pressupostos do projeto, a gravidade da invasão pelo javali e a necessidade premente de que sejam adotadas medidas de controle dessa espécie, especialmente nas Unidades de Conservação da região.

Bando de javalis (Sus scrofa) registrado na RPPN Alto-Montana.
Durante os dois anos de desenvolvimento do projeto, serão realizadas pesquisas visando o diagnóstico da situação da espécie na região e um aumento no conhecimento sobre o javali e outras espécies de pecarídeos. Também serão realizadas pesquisas sobre diferentes estratégias de controle. Ao final do projeto, prevê-se a elaboração de um Plano de Controle do javali nas Terras Altas da Mantiqueira.
Reunião de Equipe Técnica realizada em 19 de abril de 2013 na sede do Instituto Alto-Montana.



5 comentários:

  1. Temos recebido algumas "visitas" em nossa propriedade que faz divisa com a Pinhão Assado. A frequência das visitas tem aumentado e cada vez mais próximos de nossa residência. Gostaria de conhecer o Plano de Controle do Javali. Cleodon Tavares

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Cleodon! Também estamos percebendo e temos evidências que a população de javalis aumentou significativamente nos últimos anos. Atualmente temos instalado armadilhas fotográficas diariamente, e esta espécie tem sido registrada todos os dias!

    O projeto ainda se encontra em fase inicial. Durante o primeiro ano o foco do projeto é a realização de um diagnóstico da situação atual e os principais impactos causados, estimar e monitorar a abundância das populações e correlacionar com a ocorrência de porcos nativos, e um relatório sobre o "estado da arte" do conhecimento da espécie. Apenas no segundo ano vamos avaliar diferentes estratégias de controle da espécie na região e ao final teremos o Plano de ação elaborado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para conhecimento www.plantadiretobrasil.blogspot.com.br/2011/02/primeiro-mapa-de-incidencia-javalis-e.html

      Excluir
    2. Lá no sítio Ananda - na BR354 km 770, 4 eles atacaram a horta e continuam nos visitando desde janeiro de 2014. Gostaria de saber o que fazer e e ajudar nessa batalha.
      Beatriz Penna

      Excluir
  3. Somos um grupo especializado em táticas e controle de javali e estamos a disposição para palestras, workshoops, legalização de armas e controle…
    www.controledejavali.com.br Carlos Bicalho 031-97312760

    ResponderExcluir